Outubro Verde: Prefeitura promove ações de testagem gratuita para sífilis.

A ação tem como objetivo promover a visibilidade e conscientização sobre a sífilis congênita. Em alusão à campanha Outubro Verde – Combate à sífilis congênita, a equipe da ESF - I Parteira Marcionila Avelino Leite, realizou uma ação de testagem rápido. A ação tem como objetivo promover a visibilidade e conscientização sobre a sífilis e sífilis congênita, visando chamar a atenção da população para a importância do diagnóstico precoce e do tratamento da doença.

A Sífilis é uma bactéria, transmitida através de ato sexual sem o uso do preservativo; contato com sangue ou produtos sanguíneos (agulhas contaminadas ou transfusão de sangue não testado); da mãe para o filho em qualquer fase da gestação ou no momento do parto e durante a amamentação, caso haja lesão mamária causada pela infecção. É importante lembrar, que caso você nunca tenha feito o teste, ou apresenta algum sinal de IST, procure sua unidade de saúde de referência para realização da testagem.